O que é hipertensão arterial?


A hipertensão arterial é conhecida popularmente como "pressão alta". Essa condição é caracterizada por níveis elevados e persistentes da pressão sanguínea nas artérias. A pressão arterial é medida em milímetros de mercúrio (mmHg) e é representada por dois valores: pressão sistólica (valor mais alto), que corresponde à pressão exercida nas artérias quando o coração se contrai durante a batida, e pressão diastólica (valor mais baixo), que é a pressão nas artérias quando o coração está relaxado entre as batidas.

A hipertensão arterial é considerada um problema de saúde sério, pois pode sobrecarregar o coração, causar danos aos vasos sanguíneos, órgãos e tecidos ao longo do tempo, e aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como acidente vascular cerebral (AVC), ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, entre outras complicações.

Geralmente, a hipertensão arterial é uma condição assintomática, o que significa que muitas pessoas podem não perceber que têm pressão alta até que seja detectada em uma consulta médica de rotina ou durante uma avaliação de saúde. Por esse motivo, é essencial realizar medições regulares da pressão arterial, especialmente em indivíduos com fatores de risco, como histórico familiar de hipertensão, obesidade, sedentarismo, tabagismo, dieta rica em sódio e outros.

O tratamento da hipertensão arterial envolve mudanças no estilo de vida, como dieta saudável, atividade física regular, redução do consumo de sal, perda de peso (se necessário), além do uso de medicamentos anti-hipertensivos prescritos por um profissional de saúde. O controle efetivo da pressão arterial ajuda a reduzir o risco de complicações associadas à hipertensão e contribui para uma vida mais saudável.
Postagem Anterior Próxima Postagem