Tratamento agudo da Enxaqueca


O que é enxaqueca 

A enxaqueca é uma condição neurológica caracterizada por crises recorrentes de dor de cabeça intensa, geralmente acompanhada por outros sintomas, como náusea, vômito, sensibilidade à luz e ao som, visão embaçada e tontura. A dor de cabeça da enxaqueca é tipicamente pulsátil, unilateral (afetando apenas um lado da cabeça) e pode durar de algumas horas a vários dias.

A causa exata da enxaqueca não é completamente compreendida, mas acredita-se que seja uma combinação de fatores genéticos, ambientais e neuroquímicos. Os desencadeadores comuns da enxaqueca incluem estresse emocional, falta de sono, mudanças hormonais, alimentos, bebidas e cheiros específicos.

Não há cura para a enxaqueca, mas os tratamentos podem ajudar a reduzir a frequência e a intensidade das crises, bem como os sintomas associados. Isso pode incluir medicamentos para alívio da dor, prevenção de crises e tratamento de sintomas adicionais. Além disso, muitas pessoas encontram alívio com mudanças no estilo de vida, como evitar desencadeadores, dormir bem, manter uma dieta saudável e praticar exercícios regulares.

Tratamento para enxaqueca (profissionais de saúde)


O esquema de tratamento medicamentoso agudo para enxaqueca (No contexto hospitalar).  

Leve ou moderada


Dipirona 500mg a 2000 mg - IV ou VO
Paracetamol 500-750 mg - VO

Moderada a Elevada intensidae

Cetoprofeno 100mg - IV ou IM
Diclofenaco 75mg - IM (cuidado pois o Diclofenaco pois a via de administração é totalmente preferível e indicado exclusivamente por via INTRAMUSCULAR). 

Conteúdo educativo para profissionais de saúde.
Postagem Anterior Próxima Postagem