Endocardite Infecciosa: As válvulas cardíacas mais afetadas


O que é Endocardite

A endocardite infecciosa é uma infecção que afeta o endocárdio, a camada mais interna do coração que reveste as válvulas e as câmaras cardíacas. Essa infecção é causada por bactérias ou outros micro-organismos que se alojam no coração e podem danificar as válvulas cardíacas, causando sintomas como febre, fadiga, dores nas articulações e dificuldade para respirar.

As bactérias responsáveis pela endocardite infecciosa geralmente entram no corpo através de infecções dentárias, cirurgias ou procedimentos médicos, como a colocação de cateteres. Algumas condições cardíacas, como doenças valvares e defeitos cardíacos congênitos, também podem aumentar o risco de desenvolvimento da endocardite.

O tratamento da endocardite infecciosa geralmente envolve o uso de antibióticos intravenosos por várias semanas para eliminar as bactérias. Em alguns casos, pode ser necessário realizar cirurgia para reparar ou substituir as válvulas cardíacas danificadas. É importante tratar a endocardite infecciosa o mais rapidamente possível, pois a doença pode ser fatal se não for tratada adequadamente. A prevenção é possível em muitos casos, com medidas como cuidados dentários adequados, profilaxia antibiótica antes de certos procedimentos médicos e gerenciamento adequado de condições cardíacas pré-existentes.

Válvulas cardíacas mais afetadas por Endocardite Infecciosa

As válvulas cardíacas mais afetadas pela Endocardite Infecciosa são as valvulas Aortica e Mitral. A Parâmetro criou um mnemônico muito simples para você lembrar. Basta juntar as iniciais das duas e forma a sigla AM. Só lembrar da AM do rádio o do estado do Amazonas que você nunca mais esquecerá quais são as duas válvulas mais afetadas.

E além disso o Subaguda de valvula nativa é Estreptococos do grupo viridans
Postagem Anterior Próxima Postagem