Imagem: Divulgação
A Ciência da Respiração Correta
A respiração é um processo humano básico e automático, mas existem formas “certas” e “erradas” de cumprir essa função1. Aqui estão algumas dicas baseadas na ciência para otimizar a entrada de ar nos seus pulmões:
1. Respiração Profunda
Quase todo mundo cresce com o costume de usar aquela respiração rasa e acelerada1. Se é o seu caso, habitue-se a respirar fundo para oxigenar melhor o corpo e reduzir o estresse1. Faça exercícios de respiração profunda todo dia por alguns minutos1.
2. Respiração pelo Diafragma
O diafragma é um músculo fino que fica debaixo dos pulmões1. Sempre que uma pessoa respira fundo, ele se rebaixa e dá mais espaço aos dois órgãos superiores, que se expandem1. Para isso, inspire pelo nariz até sentir o seu abdômen inflar1. Respirar pelo diafragma reduz a frequência cardíaca e estabiliza a pressão arterial1.
3. Inspire pelo Nariz
Respirar pelo nariz ajuda a purificar o ar, que fica livre de diversos contaminantes e regula a temperatura do oxigênio1. Aos poucos, comece a inspirar pelo nariz e expirar por ele ou pela boca — o que for mais confortável1.
4. Corrija a Sua Postura
É difícil respirar fundo quando se está corcunda1! Crie o hábito de deixar as costas retas e relaxar os ombros e as articulações1.
5. Exercícios Respiratórios
Existem vários exercícios respiratórios que podem ajudar a deslocar as secreções para serem mais facilmente eliminadas, facilitar a troca de oxigênio, melhorar a mobilidade do diafragma, favorecer a drenagem torácica, recuperar a capacidade pulmonar e prevenir ou reexpandir áreas afetadas do pulmão2. Estes exercícios podem ser feitos com a ajuda de um fisioterapeuta ou sozinho em casa2.
Lembre-se, é sempre importante consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer nova prática de respiração. Eles podem fornecer orientação personalizada com base em suas necessidades individuais de saúde.
Fonte: Jornal Diário Potiguar
Fonte: Jornal Diário Potiguar